Menopausa e microbiota intestinal
- Amanda Vasconcelos
- 5 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Semana passada apresentei um artigo que achei muito interessante ao meu grupo de laboratório. Esse artigo explorou como a menopausa, uma fase tão marcante na vida das mulheres, não afeta apenas os hormônios, mas também as bactérias que vivem no nosso intestino 🦠
🧐 O que o artigo mostrou?
Com a menopausa, a microbiota intestinal muda bastante:
Mulheres pós-menopausa têm menos diversidade bacteriana. Isso significa que há menos variedade de bactérias "boas", que normalmente ajudam a proteger o corpo.
🤔 E o papel dos hormônios?
O estrogênio, um hormônio importante que diminui na menopausa, é processado no corpo com a ajuda de proteínas especiais (enzimas) produzidas pelo fígado e pelas bactérias do intestino. Essas proteínas ajudam a "reciclar" o estrogênio, permitindo que ele volte a circular no corpo.
Durante a menopausa essas enzimas diminuem, ou seja, o estrogênio não é reciclado como antes e os níveis desse hormônio caem ainda mais.
😲 O que isso significa para a saúde?
Essas mudanças podem trazer impactos importantes, como o aumento do risco de diabetes, obesidade e inflamação.
👉 E o que pode ser feito?
Essas descobertas são o primeiro passo para buscar soluções! Algumas possibilidades são incluir na alimentação fibras e prebióticos, como vegetais, frutas e grãos integrais. Eles podem ajudar a alimentar as bactérias "boas" e equilibrar o intestino.
💚 Para uma nutrição mais precisa, não deixe de marcar uma consulta com a sua nutricionista especialista na saúde da mulher: eu 🤩
Estou te aguardando!
📃 Referência: https://doi.org/10.1128/msystems.00273-22
Comments